neutron

Sejam Bem Vindos a mais um post de Rodrigo Soares

O que é Neutron Network?

O Neutron é o principal recurso de comunicação de redes da nuvem OpenStack, ele é responsável por virtualizar os recursos de redes tais como: Roteadores, VPNs e firewalls entre outros.
Ele é um plugin que recebe as chamadas pela API e um recurso de software chamado rabbitmq faz essa entrega formando as filas de requisições e as distribui para cada componente a que se aplica.

O Rabbitmq 

Ele é um software de gestão de filas e qua segue um padrão ampq (Advanced Message Queuing Protocol) Protocolo Avançado de Mensagem de Filas, padrão de protocolo interno do rabbimq.
Os componentes do OpenStack consomem e geram mensagem no barramento de filas.
O rabbitmq em suma é apenas um repositório de mensagens que tem sua organização por tópicos. Todos os componentes do OpenStack estão conectados ao rabbitmq.

O Neutron possui três elementos básicos que são: Redes, Sub-Redes e Portas. Eles é que fazem toda essa parte de rede em conjunto com outros softwares.

O Neutro é um serviço de plugin modular, sendo assim vários fabricantes de redes escrevem plugins para os recursos de rede funcionem adequadamente.

Redes:

Em uma instalação OpenStack devemos ter pelo menos uma rede compartilhada de forma que os usuários e administradores possam interagir com rede externa e em outros Projetos “Tenants”, uma vez que o administrador criou a rede usuários de diferentes projetos “Tenants” podem criar suas próprias sub-redes associando a rede externa, pois ela trabalha na camada layer 2.
O compartilhamento de redes externa é definido para qual o projeto ele se aplica por isso é importante planejar muito bem como será implantado e para qual equipe do projeto ela será destinada. Pois cada rede criada pelo Projeto é exclusivo a menos que seja compartilhado.

Sub-redes:

Usuários ou Administradores de uma nuvem OpenStack podem ter o privilegio de ter sua própria sub-rede isolando assim os trabalhados quando haver uma necessidade para o mesmo. E importante que se tenha tudo isso definido em projeto pois isolar a rede sem um escopo definido pode causar sérios problemas. E através da sub-rede que conectamos nossas instâncias e conectamos a outros recursos.

As sub-redes são blocos iPv4/iPv6 elas podem ser associada as instâncias, vale ressaltar que as sub-redes devem ser associadas a uma rede externa.

Portas:

No OpenStack as portas são como switch virtual. Vamos fazer aqui uma analogia para que fique fácil entender o papel das portas no OpenStack.

Quem conhece um switch físico ficará fácil entender. As portas são como como switchs lógicos onde são conectados nossas instâncias e outros serviços associados. Algo como os cabos que se conecta a um switch e para cada endereço ip tem uma porta atrelada a mesma e certamente essa porta tem seu próprio id é assim que funciona na nuvem OpenStack entretanto e tudo lógico.

Quem já tem uma instalação OpenStack em produção pode ir em Computação-→ instancias → clique em uma das instancias já com os ips definidos e ip externos “floating iP ou IP Flutuante” clique nas propriedades da mesma que verás as portas associadas.

1. Exemplo de portas:

Captura de tela de 2018-07-25 19-34-07

portas de comunicação

neutron network

Os principais serviços do Neutron Network para uma Nuvem OpenStack.

1. FWAAS – Firewall as a Service “Firewall como Serviço”
2. VPNAAS – Vitrual Privavte Network as a Service “Rede Virtual Privada como Serviço”
3. DbAAS- Data Base as a Service “Banco de dados como Serviço”

Há muitos serviços que uma nuvem pode entregar por isso ao pensar em ter OpenStack deve se prevalecer de informações tais como: Por que preciso ir para a nuvem? Minhas aplicações irão suportar os recursos de auto scaling e outros adventos da nuvem?

A grande vantagem do OpenStack é trabalhar de forma on-primises ou em Cloud, sistemas baseado em nuvem pública.

Seu workload tem que se moldar as novas tendencias do mercado atual desde que ela seja uma aplicação legada é claro, com isso sua empresa ou negocio pode dar uma guinada e alcançar patamares impensáveis.

Para saber mais sobre o Neutron Network Acesse.

openstack.org

Anúncios