Sejam Bem Vindos a mais um post de Rodrigo Soares

 Project Glance OpenStack

glance

O que é Glance?

Quando instalamos o OpenStack uma série de recursos ficam disponível para que nossa nuvem particular funcione de forma adequada para cada cenário.
O Glance é responsável por criar um recurso de IMAGEM de sistema operacional. 
Esse processo é feito assim, antes de uma instância ser lançada uma cópia da imagem é feita no COMPUTE NODE que vai hospedar a instância então a cópia é feita para o local do disco efêmero da nova instância. Isso para posteriormente outras instâncias que forem lançadas no mesmo COMPUTE NODE e que usem a mesma imagem, vão usar a cópia existente.  
Essas imagens contém os binários para a construção de um sistema operacional entretanto elas não herdam recursos de MAC Address ou informações de usuários ou programas, para que isso possa ser provisionado no ato da construção da Instância com a IMAGEM deve ter o cloud init instalado para que esses recursos sejam provisionados na criação da Instância. 
A exemplo disso é uma IMAGEM do centos 7,  você pode baixar a imagem em um formato QCOW2 e quando o comando para criar a imagem é executado a mesma fica armazena da no COMPUTE NODE.

Veja qual é o comando para a criação de imagem.

#openstack image create –file cirros-0.4.0-x86_64-disk.img –disk-format qcow2 Cirros

Após criado as imagens pode-se listar com o seguinte comado.

openstack image list 

Uma imagem pode ser construída do zero ou pode simplesmente realizar o download ou wget no Linux.

https://docs.openstack.org/image-guide/obtain-images.html
( Importe para o OpenStack via Horizon ou comandos internos no Linux com wget )

Uma vez executado esse comando ele cria a imagem do sistema operacional para que depois possamos lançar ele como uma Instância.
Pode se também inserir os meta dados em suma são configurações de update na imagem já criada um exemplo típico é a proteção.

Veja o comando

#glance image-update –protected True <ID da Imagem> Esse comando insere informações de atualização chamados de meta dados.

Nota: Uma instalação OpenStack para provedores todos os requisitos para uma NUVEM Publica deve ser bem arquitetada. E para as empresas que pretendem usar o OpenStack para reduzir o tempo de demanda de serviços de infraestrutura e ganhar tempo no desenvolvimento de aplicativos é uma boa ideia.

Para saber mais acesse openstack.org/GLANCE

 

Anúncios