Sejam Bem-Vindos a mais post do Blog Rodrigo Soares ITPro

Toda empresa que se preocupa com um crescimento sustentável possui uma boa equipe e infraestrutura de TI. Especialmente se faz uso da nuvem. A AWS é a plataforma de serviços de nuvem mais utilizada no mundo e deve continuar assim, já que estamos diante de um crescimento da computação em nuvem. Quer saber como o serviço da Amazon está mudando a TI dentro das empresas? Confira abaixo 3 pontos importantes em que a AWS pode ser um divisor de águas!

Produtividade empresarial

As aplicações de produtividade empresarial da AWS são também executadas como um serviço na nuvem. Elas servem para calendários, e-mails, desktops virtuais corporativos e colaboração de documentos.

O benefício imediato é facilitar o desempenho e a usabilidade dos funcionários da empresa, atendendo aos critérios de conformidade e segurança (suporte à criptografia, autenticação multifator, políticas de segurança para dispositivos móveis).

Além disso, é possível escolher a região da AWS onde os dados são armazenados. Esses serviços se integram ao AWS Directory Service e possibilitam a conexão ao Microsoft Active Directory. No sentido de otimizar ainda mais a produtividade empresarial, as aplicações podem ser usadas em conjunto ou separadamente, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Todas as aplicações de TI corporativa da AWS oferecem uma definição de preço simples, mensal e conforme o uso. Não há pagamentos iniciais para hardware ou licenças de software e nem mesmo compromissos de longo prazo.

Armazenamento

Um dos componentes mais essenciais na computação na nuvem é o armazenamento, pois dele partem uma série de serviços, como data warehouses, análise de big data, Internet das Coisas, aplicativos de backup e arquivamento, e bancos de dados.

Para uma empresa, uma solução confiável, escalável e segura de armazenamento em cloud é fundamental e possui ótimo custo-benefício. A partir de uma análise do departamento de TI, é possível escolher entre boas opções de armazenamento da AWS, que se adequa melhor ao ambiente e ao negócio.

Armazenamento de objetos, de arquivos e em bloco, opções de migração de dados para a nuvem são algumas opções para a equipe de TI projetar a base da infraestrutura em nuvem.

A Netflix entrega conteúdo continuamente para o mundo inteiro por meio de uma parceria com a Amazon Web Services, que permite a implementação rápida de milhares de servidores e terabytes de armazenamento.

Serviço de banco de dados

O TI dentro das empresas se preocupa muito com o serviço de banco de dados. A AWS oferece vários tipos desse serviço em condição de igualdade com a Oracle. O Amazon RDS, por exemplo, possui mais de 100 mil clientes ativos. O Aurora, por sua vez, é o novato, mas é o serviço de mais rápido crescimento na história da AWS.

A Amazon oferece uma boa variedade de bancos de dados, sendo que alguns são específicos para determinados aplicativos. Em geral, destacam-se:

  • Banco de dados relacionais (aplicativos transacionais);
  • Bancos de dados não transacionais (aplicativos na escala da Internet);
  • Data warehouse (análises);
  • Datastore na memória (cargas de trabalho de cache e em tempo real);
  • Banco de dados gráfico (criação de aplicativos com dados altamente conectados).

Além do banco, a Amazon possui um serviço de migração de dados interessante, que permite a migração de bancos de dados (Oracle, SQL Server, MySQL, MariaDB e PostgreSQL) desde centros de dados locais até a AWS.

A Airbnb, por exemplo, depende de pesquisas rápidas que permitam buscas personalizadas. Por isso, usa o DynamoDB para armazenar o histórico de busca dos usuários, o ElastiCache para armazenar o estado das sessões e agilizar a renderização de sites, e o RDS MySQL, que é seu banco de dados transacional principal.

Quer aprender mais sobre como a AWS influencia no TI dentro das empresas?

Participe da Série de Vídeos online sobre AWS e descubra como oferecer soluções melhores, mais seguras e mais baratas para seus clientes faturando até 5 vezes mais.

                                            Créditos á: Leandro Porciuncula – Cloud Treinamentos

Inscreva-se gratuitamente CLICANDO AQUI

Anúncios